A Techint, empresa italiana de engenharia, suprimento, construção e montagem de unidades offshore vai investir cerca de R$ 500 milhões no Porto de Antonina (PR), visando projetos associados para a exploração do pré-sal.
O Estado do Paraná e a Techint firmaram acordo que permite o uso temporário (40 meses, prorrogáveis) de área de 100 mil metros do terminal. Segundo o Governo do Paraná, a exploração da área está prevista no Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do porto de Antonina.
Em junho, a Techint iniciou em Pontal do Paraná a montagem de duas plataformas fixas de petróleo, que serão usadas pela OSX, do empresário Eike Batista, na produção de óleo e gás em campos do pré-sal.
A expectativa é gerar 2,5 mil empregos diretos e 7,5 mil indiretos.
Techint
A Techint Engenharia e Construção S/A é uma multinacional italiana de construção de estruturas para exploração offshore e recebeu autorização ambiental para atuar no terminal público de Barão do Teffé, no Porto de Antonina.
A área será utilizada como estrutura de apoio à unidade de Pontal do Paraná, onde a Techint investiu R$ 300 milhões para ampliar suas instalações de 160 mil para 200 mil metros quadrados.
O Grupo Techint tem a intenção de utilizar o litoral do Estado como base para uma série de operações que pretende realizar para apoio à exploração do pré-sal.
Somente nos projetos iniciais de fabricação de duas plataformas petrolíferas, a empresa deve gerar 3 mil empregos diretos nos próximos três anos, além de demandar uma série de produtos e serviços, abrindo oportunidades para empresas paranaenses de vários segmentos.
As informações são da Agência de Notícias do Governo do Paraná.