A partir do dia 02/06 os usuários das linhas de ônibus metropolitanas terão que utilizar obrigatoriamente o Cartão BOM (Bilhete do Ônibus Metropolitano) e o Bilhete Único na integração com as linhas municipais da capital paulista no Terminal Sacomã.
A informação foi comunicada nesta quarta-feira, 29, pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S.A (EMTU).
Segundo a empresa, para garantir o desconto na integração, os dois cartões deverão ser inseridos ao mesmo tempo no Transferidor de Direito de Integração (TDI), validadores duplos instalados no mezanino do terminal. Esta ação conjunta da EMTU/SP e da SPTrans tem o objetivo de aprimorar o controle e a gestão das integrações.
Já para obter o Cartão BOM, os usuários poderão obter o cartão na hora, até o dia 07/06/2013 em sala situada no terminal, ao lado da escada rolante da plataforma intermunicipal que funcionará todos os dias (inclusive no feriado), das 06h00 as 22h00. Após esta data, o cartão poderá ser obtido somente por meio de retirada do formulário de cadastramento no quiosque instalado no terminal, ou por meio do site www.cartaobom.com.br.
Desde o início de maio os usuários metropolitanos estão sendo avisados sobre a mudança, por meio de folhetos distribuídos no terminal. No dia da mudança, monitores estarão no local para orientar os usuários sobre o uso do equipamento.
Funcionamento
– Sentido ABC – São Paulo
Ao embarcar na linha metropolitana com destino ao Terminal Sacomã, o usuário utiliza o BOM para o pagamento da tarifa. No Terminal Sacomã, antes de embarcar no ônibus municipal, o usuário deve inserir simultaneamente os cartões BOM e BU em cada um dos validadores duplos instalados no mezanino para garantir o desconto na integração. Nesse sentido o usuário só paga a tarifa no ônibus metropolitano.
– Sentido São Paulo – ABC
Ao embarcar na linha municipal em qualquer ponto da cidade de São Paulo com destino ao Terminal Sacomã, o usuário utiliza o BU para o pagamento da tarifa. Antes de embarcar na linha metropolitana, ele deve inserir os dois cartões nos validadores duplos, simultaneamente, para garantir o desconto na integração. Ao embarcar na linha metropolitana será debitado do BOM somente a diferença de tarifa entre os dois sistemas.
Acesso à Linha 2 Verde do Metrô
Não há integração tarifária das linhas metropolitanas com a Linha 2 Verde do Metrô. Assim não é preciso passar pelo validador duplo no mezanino para utilizar o sistema sobre trilhos. Ao desembarcar da linha metropolitana, onde já foi cobrada a tarifa deste serviço, o usuário utiliza o BU ou o bilhete Edmonson para acessar o Metrô e paga a tarifa deste sistema.
O mesmo ocorre na volta. O usuário paga a tarifa com BU ou Bilhete Edmonson em qualquer estação do sistema sobre trilhos em direção ao Sacomã. Ao embarcar na linha metropolitana, paga a tarifa integral com o BOM, sem desconto, no ônibus intermunicipal.