A partir de 2019, todo modelo Volvo terá um motor elétrico e até 2021, a empresa lançará cinco veículos elétricos, dois deles fabricados pela Polestar – a nova divisão de alto desempenho da montadora.
O anúncio dessas medidas foi feito nesta quarta-feira, 05, em teleconferência mundial pelo presidente e CEO da Volvo Cars, Håkan Samuelsson.
Conhecida e reconhecida como uma empresa automotiva diferenciada em soluções de segurança, bem-estar, conforto e aplicação de tecnologias à frente do mercado, a Volvo Cars deu hoje um passo significativo rumo ao carro do futuro: chegou ao fim a construção de veículos com motorização apenas baseado em combustíveis fósseis, como o petróleo.
“As pessoas exigem cada vez mais carros eletrificados e queremos responder às necessidades atuais e futuras dos nossos consumidores, que poderão escolher qualquer modelo Volvo que desejar”, disse o executivo em nota divulgada pela companhia.
A partir de agora o consumidor poderá escolher entre carros totalmente elétricos ou híbridos plug-in. Entre 2019 e 2021 serão cinco modelos 100% elétricos, que irão compor um portfólio constituído também por modelos híbridos plug-in a gasolina e diesel, além de modelos híbridos de 48 volts em toda a linha de produtos.
“Este anúncio marca o fim do carro equipado exclusivamente com motor a combustão”, disse Samuelsson. “Dissemos que a Volvo Cars planejava vender 1 milhão de carros eletrificados até 2025. Essa estratégia nos permitirá atingir esse objetivo”.
A decisão também acompanha o anúncio de que a Volvo Cars transformará a Polestar em uma empresa global independente para carros elétricos de alto desempenho.