A Toyota é a empresa mais verde do mundo, a Ford é a segunda e a Honda a terceira. É o que aponta o ranking da consultoria de gestão de marcas Interbrand, em seu relatório ‘Best Global Green Brand 2013’.
Entre as 50 empresas mais relevantes no quesito sustentabilidade e meio ambiente, as três montadoras citadas estão nas três primeiras posições, mas o Top 10 inclui a Nissan (5ª posição) e Volkswagen (7ª posição). Ou seja, 50% das Top 10 são associadas ao setor automotivo.
A BMW está na 13ª posição como a mais verde do mundo, a Mercedes-Benz na 17ª, a Hyundai na 34ª, a Kia na 37ª e a Caterpillar na 39ª.
Segundo a Interbrand, em artigo assinado por Andrew Martschenko, as principais marcas de automóveis do mundo estão ganhando cada vez o reconhecimento do público por seus compromissos com a sustentabilidade e o meio ambiente, algo que hoje se mostra no centro das ações estratégicas dessas empresas.
O articulista destaca o modelo Prius da Toyota e as vendas de 2,9 milhões de unidades ao redor do mundo com um exemplo do impacto que os carros híbridos podem gerar no contexto atual, bem como as ações da Volkswagen e Mercedes-Benz na construção de motores menos poluentes e mais leves.
O Ecoobost da Ford também mereceu uma ressalva especial da Interbrand e de seu articulista, assim como o modelo LEAF, da Nissan. “O Nissan LEAF ajudou a Nissan a dar o maior salto no ranking das 50 empresas mais verdes do mundo”, destaca Andrew Martschenko, ao destacar que a dificuldade na implantação de pontos de carregamento para veículos elétricos continua sendo um ponto de interrogação para o futuro.
Outras menções relevantes foram para a BMW, considerada a segunda maior parceira do Green Power – programa desempenhado pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos – e pelo fato de a empresa ser a líder da indústria junto ao Índice de Sustentabilidade do Dow Jones há oito anos.
Para mais informações, acesse: http://www.interbrand.com/pt/Default.aspx