A Toyota é bicampeã no quesito e segundo a Interbrand, “a empresa japonesa continua demonstrando uma liderança em sustentabilidade sem paralelos.”
Segundo a consultoria, a sustentabilidade está enraizada na cultura corporativa da Toyota e tem sido prioridade número 1 desde o início da década de 90.
“Sempre olhando em frente à Toyota continua a empreender iniciativas para melhorar o desempenho ambiental e desenvolver a sua reputação de vanguarda no desenvolvimento de veículos eco, através da inovação, parcerias importantese campanhas estratégicas”, ressalta a Interbrand.
Sobre a Honda, a Interbrand destaca que a empresa japonesa reduziu de forma drástica a discrepância entre sua publicidade extremamente positiva – conhecida no meio sustentável como Greenwash – para um desempenho efetivo e real das ações de sustentabilidade.
Já em relação à Volkswagen, a Interbrand destaca em que pese o fato de a empresa alemã ter como objetivo tornar-se a empresa mundial do setor mais lucrativa, fascinante e sustentável até 2018, o cerne para se atingir esse objetivo tem como base a incorporação dos conceitos e práticas sustentáveis em sua cadeia de valor.
A Interbrand cita o fato de a companhia alemã ter como meta a eficiência entre 10% e 15% no consumo de combustível para cada nova geração de veículos que lança no mercado.
No caso da BMW, a empresa de consultoria chama a atenção para o fato de o público não estar plenamente consciente das ações verdes que a empresa alemã aplica em seus processos e contexto corporativo, mas a BMW aumentou e muito sua consciência sustentável.
Apesar desse comentário, a Interbrand ressalta que a BMW é, dentro do setor automotivo, a empresa mais bem vista dentro do Índice de Sustentabilidade Dow Jonespelo sétimo ano consecutivo.
A consultoria destaca que a percepção pública sobre a BMW comomontadora verde continua melhorando, mas a marca enfrenta um desafio na América do Norte, onde o interesse do consumidor em carros elétricos permanece instável.
Vale destacar que a BMW lançará em 2013 o BMW i elétrico – feito na China – com emissão zero de poluentes.
Links relacionados:
Mais sobre a sustentabilidade da Toyota
Mais sobre a sustentabilidade da Honda
Mais sobre a sustentabilidade da Volkswagen
Mais sobre a sustentabilidade da BMW
Maiores informações sobre o Best Global Green Brands