A demanda pelo transporte aéreo avançou 11,9% em maio, com o acumulado no ano chegando a 32,7 milhões de passageiros domésticos e internacionais transportados.
Os dados fazem parte de balanço divulgado nesta terça-feira, 18, pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), entidade que agrega as companhias Avianca, Azul, GOL, TAM e Trip. As cinco associadas representam 99% do mercado, empregam 57 mil pessoas, dispõem de mais de 450 aeronaves e fazem cerca de 2.700 voos diários.
Na média, essas empresas apuraram crescimento de 1,49% na oferta de assentos-quilômetros (ASK) e de 3,89% na demanda de passageiros-quilômetros (RPKs).
“Dentro do padrão esperado de sazonalidade do mercado, a oferta total ainda foi inferior à de março desse ano, mas a demanda já se mostrou superior à daquele mês, indicando que o mercado continua a crescer”, informa o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz.
“Ainda assim estamos nos aproximando do encerramento do semestre bastante preocupados porque os dados de maio ainda não refletem o aumento do dólar frente ao real. Vivemos um momento de ajuste de oferta por conta dos custos que subiram. E quando achamos que estamos chegando perto de um ponto de equilíbrio, vem a subida do câmbio que é explosiva para nossa atividade”, disse em nota ao mercado.
Em maio as empresas associadas à entidade ofertaram 9,4 bilhões de assentos-quilômetros, que foram ocupados por 7,0 bilhões de passageiros-quilômetros. O total de passageiros transportados viu nova expansão, chegando a 6,4 milhões de passageiros domésticos, quase alcançando os 6,5 milhões de janeiro.
No mês, a TAM liderou os embarques domésticos, com 2,2 milhões de passageiros e segue liderando o mercado, com 39,8% de market share (+ 1,1 ponto percentual em relação a abril). Seguem-se a Gol, com 35,6%; o grupo Azul/Trip, com 17,4%; e a Avianca, com 7,2%. Azul/Trip e Avianca mantiveram sua participação de 24,6%, 0,2 pontos percentuais abaixo de abril.