Com o objetivo de eliminar assédio e abusos às mulheres que se utilizam de meios de transportas, a Santa Maria, empresa de transportes rodoviários e turísticos, com linhas intermunicipais regulares que atendem cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Santos e Rio de Janeiro, adotou uma medida importante: adotou assentos exclusivos reservados a usuárias.
A iniciativa teve como base pesquisa realizada pelo Instituto Galvão / Locomotiva, que apontou que 97% das mulheres brasileiras disseram já ter sido vítimas de assédio em meios de transporte.
“Devido à gravidade do problema, reservamos espaços exclusivos para as passageiras em nossos ônibus, proporcionando mais conforto e segurança, principalmente para mulheres que viajam sozinhas”, revela Gabriel Nunes, diretor da Santa Maria.
“Estamos fazendo nossa parte para proteger as mulheres no que diz respeito à prevenção. Nossas precauções, além dos assentos exclusivos, são de canais nas redes sociais e um contato telefônico, que podem acolher eventuais denúncias. Até hoje, nunca tivemos nenhum caso registrado de importunação em nossos ônibus”, diz Nunes. Segundo o executivo, a iniciativa está sendo aprovada por diversas passageiras.