O Grupo Trelleborg encerrou o terceiro trimestre de 2012 com vendas globais de 4,961 bilhões de coroas suecas, resultado que ficou 4,36% abaixo das vendas registradas em igual período do ano passado, de 5,187 bilhões de coroas suecas.
Desse total, 852 milhões de coroas suecas – ou 17,2% do total – foram obtidos pela divisão de pneus do grupo, a Trelleborg Wheel Systems. Esse resultado foi 10,6% inferior aos 953 milhões de coroas suecas obtido no terceiro trimestre de 2011.
Segundo informe distribuído ao mercado, a demanda por pneus encontrada pela empresa foi, de uma forma geral negativa no período, em especial na Europa onde a comercialização de pneus OE (equipamentos originais) caiu na mesma velocidade que a produção de máquinas e implementos agrícolas.
Na América do Norte, o grupo sueco apontou uma demanda estável por pneus, seja para o segmento OE como para o segmento de reposição.
Em que pesem tais fatos, as vendas líquidas da Trelleborg Wheel Systems apresentaram baixa de 11% ante o terceiro trimestre de 2011, o que derrubou o lucro operacional e o fluxo de caixa no período.
O Grupo Trelleborg apontou como fator muito positivo a construção de uma nova unidade de produção em Xingtai, na província de Hebei (China). A demanda por pneus agrícolas e industriais foi relativamente forte no período.
O grupo pretende não apenas usar a unidade chinesa para a venda de pneus na China como pretende exportar, a partir da China, seus pneus para o resto do mundo.
No acumulado de janeiro a setembro o grupo como um todo encerrou o período com vendas de 16,296 bilhões de coroas suecas, 2,24% acima da mesma base comparativa de 2011, que apresentou vendas da ordem de 15,939 bilhões de coroas suecas.
A divisão de pneus do grupo respondeu com 18,6% do resultado geral, correspondentes a vendas de 3,032 bilhões de coroas suecas (4,23% acima das vendas obtidas no mesmo período do ano anterior, de 2,909 bilhões de coroas suecas).
Mais informações, acesse:
Trelleborg AB Interim Report July – September 2012