A equipe Unicamp E-Racing, da Universidade Estadual de Campinas, venceu a competição Formula SAE Electric EUA 2013, realizada pela SAE International no sábado, 22, em Lincoln, Nebraska, Estados Unidos.
A Unicamp E-Racing foi a única a realizar todas as provas estáticas e dinâmicas na competição, que contou com 20 equipes inscritas e conquistou 985 pontos de um total de 1.000, índice nunca alcançado por uma equipe de Formula SAE em todo mundo.
Na Formula SAE Lincoln 2013, categoria a combustão e realizada no mesmo local, o Brasil foi representando pela equipe estreante Fórmula UFSM, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que obteve a 27ª colocação na classificação geral. Na categoria, compareceram 60 equipes, entre 80 inscritas, do Canadá, México, Japão, Índia e Estados Unidos, além do Brasil.
No sábado, 22, apenas 28 equipes, inclusive as duas brasileiras, conseguiram terminar o enduro, a prova mais esperada da competição. Composta por 19 estudantes de engenharia, a equipe Formula UFSM obteve a 6ª colocação no Prêmio de Apresentação 3D.
Com sistema de gerenciamento eletrônico MOTEC 1800, o carro gaúcho faz 11 km/l de gasolina, atinge velocidade máxima de 180 km/h e pesa 230 kg.