A UTIL, empresa sob o controle acionário do Grupo Guanabara, está investindo R$ 5,5 milhões na renovação de sua frota de ônibus rodoviários – usados no transporte de passageiros das principais cidades dos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
A renovação da frota vem junto com um novo padrão de serviços e inclui seis novos ônibus Double Deckers (de dois andares) temáticos que entram em operação até o final de junho.
Além dos serviços de luxo como entretenimento de bordo (com um cardápio de 30 filmes das principais produtoras sem consumo de pacote de dados do passageiro), os ônibus estampam novas e belas pinturas.
Os novos ônibus comportam 60 passageiros (sendo, 48 na categoria executiva e 12, na categoria leito).
Internamente os veículos contam com cinto de segurança retrátil, porta-copos, porta-revistas, poltronas com reclinação de até 180 º, ar condicionado, audiofone, tomadas de energia para produtos eletrônicos de 110v e entrada USB em todas as poltronas, geladeiras e canal de entretenimento a bordo.
Pinturas temáticas
Os modelos da UTIL se apresentam em pinturas temáticas denominadas “Saúde”, “Retrô” e “Estampa” – feitas pela Villela Design.
No ônibus “Saúde”, a intenção é transmitir os valores de uma alimentação saudável de forma lúdica e com o colorido das frutas, principalmente para as novas gerações de clientes.
Já no “Retrô” é homenageado um dos principais destinos da empresa, Brasília com inspiração nos “Cobogós”, material criado por engenheiros no final dos anos 20 e consagrado na arquitetura modernista brasileira.
“As imagens nos remetem ao Planalto Central e à nossa capital”, explica Letícia Pineschi, gerente de marketing do grupo UTIL, ao apontar que ônibus “Estampa” tem inspiração no grafismo africano celebrando o mix cultural Brasil – África e os movimentos de resistência negra jovem.
A UTIL conta hoje com frota de 152 ônibus rodoviários, emprega diretamente 780 pessoas e transporta mensalmente cerca de 120.000 passageiros, percorrendo mensalmente cerca de 2,3 milhões de quilômetros.