Para quem vai viajar neste feriadão e não sabe se há combustível nos postos da cidade de destino, acesse o link http://www.cnm.org.br/crise-de-abastecimento/.
O serviço foi lançado ontem pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), e tem por objetivo facilitar o monitoramento da situação de abastecimento, não apenas de combustíveis, mas dos serviços afetados na área, cidades que estão em estado de emergência e ações judiciais em curso.
A ferramenta se chama Observatório da Crise de Abastecimento nos Municípios, está sendo atualizada com informações encaminhadas diretamente pelos prefeitos e permiti o monitoramento e o mapeamento dos Municípios impactados pela crise.
O mapa foi construído com base em cinco perguntas, que vão mostrar, por exemplo, quais serviços estão sendo afetados, como postos de saúde, merenda escolar, coleta de lixo, segurança, ambulâncias, transporte escolar, entre outros.
Além disso, é possível verificar quais Municípios brasileiros decretaram Situação de Emergência em função da crise.
O Observatório também disponibiliza estudo sobre o impacto para os Municípios da redução da Contribuição da Intervenção do Domínio Econômico (Cide) – medida adotada pelo governo federal em resposta à paralisação dos caminhoneiros.