A ValeCard, empresa de meios de pagamentos e gestão de frotas, está oferecendo uma ferramenta que busca elevar o grau de eficiência das informações administradas pelos profissionais que lidam com gestão de frotas: o Business Intelligence.
Segundo o gerente de produto Frota, Roberto Falco, da ValeCard, a plataforma permite que o cliente acompanhe a evolução da frota com base na análise de produtividade dos veículos.
Entre os indicadores possíveis estão métricas como veículos ativos versus inativos, índice de consumo de combustível por tipo e idade da frota, entre outros, que ajudam a alcançar o principal desafio do gestor de frotas o de reduzir custos.
“A ferramenta ainda possibilita ao gestor customizar o tipo de relatório que ele precisa”, diz.
Em uma tela com visão geral, o gestor de frotas consegue ter uma visão evolutiva de toda a operação até determinado momento.
“Dentre as informações apresentadas, estão o valor total dos abastecimentos que o cliente fez, quantidade de litros de combustível consumidos e a distância percorrida pela frota, além do custo da quilometragem por tipo de combustível, do médio por litro e da autonomia km/l”, explica Falco.
Além disso, a plataforma também conta com uma funcionalidade que demonstra o tempo médio da frota.
Nesse aspecto Roberto Falco reforça que a partir dessa variável, é possível cruzar informações entre o consumo versus a idade e tipo do veículo. “Assim, o gestor saberá quais veículos estão consumindo mais a visão geral de orçamento.”
Já na parte que gerencia a manutenção dos veículos, a ValeCard oferece uma solução complementar, que ainda demonstra quanto é gasto cada vez que o veículo vai à oficina.