“A previsão é de que haverá escassez de pneus OTR em 2012, seja em função das consequências do terremoto e do Tsunami que afetou unidades de produção na Ásia em 2011, setores e áreas que ainda estão em recuperação, seja pela situação da economia da Zona do Euro, onde os usuários têm em mente a necessidade de poupar recursos, o que afeta a demanda por pneus novos no segmento.”
A avaliação foi feita pelo gerente executivo de vendas do Grupo Marangoni, na Itália, Luca Mai, em informe de mercado distribuído pela empresa na semana passada.
Segundo Mai, esses fatores representam uma grande oportunidade para os pneus recapados e recauchutados, que chegam ao mercado custando entre 40% e 50% menos que um pneu novo. “Isso representa uma substancial vantagem para os usuários”, destaca o executivo.
Segundo ele, um fator predominante nesse momento é a redução de custos, um fator preponderante para aqueles que trabalham em minas, pedreiras, construção e portos. Para Luca Mai, a preocupação com a redução de custos hoje só perde em importância para a preocupação que os empresários têm com a segurança de seus colaboradores.
Luca Mai crê que a Marangoni tem um amplo terreno para crescer, através da oferta de 267 tipos de produtos, subdivididos em 73 tamanhos diferentes e 38 padrões específicos, além de contar com uma rede de especialistas capazes de orientar e prestar serviços diferenciados para o uso de pneus recapados/recauchutados.
Entre os destaques alinhavados pelo gerente executivo da Marangoni estão os novos produtos desenvolvidos para carregadores da série extra MH, e desde fevereiro, no padrão MLD, em uma nova versão 20.5 x 25.
“Estamos falando de um padrão mais profundo (L4+) que os atuais oferecidos pelo mercado e com um composto adequado para locais de trabalho difíceis. Também desenvolvemos novos produtos para o setor de mineração, na versão 29.5 x 29, além de pneus para dumpers articulados nos tamanhos 23.5R25, 26.5R25 e 29.5R25,” diz ele ao apontar que as medidas ofertadas pela Marangoni vão até 36.00R51, para capacidade de carga acima de 100 toneladas.
“Para movimentação de terra há medidas de 18,00-25 e 18,00-33 (no padrão LMR), que foram desenvolvidos especificamente para o recauchutagem de alta qualidade em carcaças diagonais com alta resistência à abrasão. Além disso, a Marangoni está desenvolvendo um produto que pode ser usado em portos, relata. “Alguns usuários estão realizando testes com o produto, que vem na versão 16.00R25”, disse Luca Mai.
A Marangoni vai expor toda a sua gama de produtos durante a Essen Reifen 2012, feira que acontece entre os dias 05 e 08 de junho, em Essen, na Alemanha.