O segmento de caminhões semileves apresentou recuo de 19,9% nas vendas apuradas entre janeiro e outubro deste ano (de 2.797 unidades) ante o mesmo período do ano passado (de 3.493 unidades), embora se apresentem positivas, em 3,3% quando a base de comparação é feita entre outubro deste ano (341 unidades vendidas) contra a mesma base de comparação do ano passado (330 unidades).
Todas as empresas que atuam neste segmento do mercado brasileiro de caminhões apresentaram números cadentes de vendas na série janeiro/outubro de 2014 versus a mesma base comparativa do ano anterior.
Em que pese esse fato, a Mercedes-Benz ampliou vendas entre outubro e setembro deste ano, em 6,3% ante evolução de 2,0% nas vendas apresentadas pela MAN. As demais montadoras atuantes desse segmento apresentaram quedas nos licenciamentos de veículos na relação outubro/setembro de 2014.
Quem lidera? A Mercedes-Benz domina o segmento com uma fatia de 33% das vendas acumuladas no ano (1.042 unidades), seguida pela Iveco, com 27% e MAN com 20%. A Ford detém 7,0% e a Iveco 1,0%.
A fonte das informações é a Carta da Anfavea, boletim mensal distribuído pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, cuja íntegra pode ser acessada no link www.anfavea.com.br/cartas/carta342.pdf