O ônibus Viale BRS de tração híbrida (biodiesel/elétrica) é uma das grandes novidades da Marcopolo na Transpúblico 2013, evento organizado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), em São Paulo – que se encerra nesta sexta-feira, 05.
“O Viale BRS tem projeto, desenvolvimento e produção com foco na sustentabilidade”, afirma o diretor de operações comerciais da Marcopolo, Paulo Corso, ao destacar a importância dos modelos híbridos para o contexto da mobilidade urbana. “São os veículos do futuro”, diz.
Produzido em Caxias do Sul (RS), o modelo dispõe de um motor elétrico de 160 cv e de um motor diesel/biodiesel de 215 cv, que podem funcionar em paralelo ou de forma independente.
O motor elétrico é utilizado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até a velocidade de aproximadamente 20 km/h e sua energia é fornecida pelas baterias de lítio. Depois disso, o ônibus funciona com o motor a diesel e o elétrico em sintonia.
A energia para o elétrico é fornecida pelo sistema de regeneração dos freios e ainda pelo gerador interno acoplado no próprio motor elétrico, destaca o executivo.
O híbrido da Marcopolo tem capacidade para transportar até 91 passageiros, é equipado com transmissão automática, retarder, poltronas com encosto de cabeça, com descansa-braços e descansa-pés, lixeiras no salão de passageiros, sistema de ar-condicionado, sirene de marcha à ré, sistemas de gerenciamento de frota e iluminação interna em LEDs.
Dispõe ainda de acessibilidade com espaço para cadeira de rodas com cinto de segurança de três pontos e sistema de audiovisual com dois monitores de 19 polegadas em LCD.
Além do modelo Viale BRS híbrido, a Marcopolo também comercializa o Viale BRT com motorização diesel convencional – de até 21 metros de comprimento e com capacidade para transportar até 145 passageiros.