Alinhada aos rumos do mercado e das disposições associadas ao meio ambiente a Vipal destaca que já está adequada à portaria 544 do Inmetro, que obriga as empresas fabricantes de pneus a não utilizarem compostos de borracha conhecidos como óleos altamente aromáticos – que contam com componentes de risco ao meio ambiente.
A Vipal destaca que os óleos aromáticos são aplicados na plastificação, ajuste e viscosidade na produção de borracha, sendo que um composto de borracha para pneus pode conter até 20% de óleos aromáticos.
A proibição de uso foi definida pelo Inmetro através da edição da portaria 544 de 25 de outubro de 2012, sendo que as empresas têm até 2015 como prazo de adequação e enquadramento.
Porém, a Vipal já se antecipou aos dispositivos da portaria e já fabrica 100% dos seus produtos em conformidade com as novas regras, informa o gerente de marketing da Vipal, Eduardo Secco.
Em tempo
A rede autorizada Vipal ganhou mais uma reformadora de pneus. Trata-se da Vachileski, na cidade gaúcha de Pelotas. Fundada em 1993, a empresa tem sua matriz em Erechim e conta com outras cinco filiais no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A Vachileski é uma empresa que atua na recuperação e recondicionamento de pneus nos sistemas pré-moldado a frio, recapagem, recauchutagem e remoldagem. Também comercializa componentes e todos os tipos de pneus reformados.