A Geely Holding, acionista majoritária da Volvo Car anunciou a construção de um novo centro de pesquisa e desenvolvimento na cidade de Gotemburgo (Suécia), o Lindholmen Science Park.
O novo centro concentrará o desenvolvimento da arquitetura modular e do conjunto de componentes para futuros carros do segmento C da marca.
A intenção para o novo empreendimento, que vai empregar cerca de 200 profissionais, entre suecos e chineses, é dotar a Volvo Car de veículos no segmento Premium – que devem ser destinados a atender a elevada demanda registrada na China, aponta o presidente da Geely Holding, Li Shufu.
O novo centro deve estar operacional ainda neste ano, sendo previsto o primeiro modelo Premium já em 2014.
Renovação total
A Volvo Car está realizando a maior inovação em sua linha de veículos em 85 anos de história. Foram renovados os modelos S80, V70, XC70, S60, V60 e XC60.
“A renovação que estamos fazendo é uma das profundas em 85 anos da Volvo Car”, disse em nota o vice-presidente de estratégia de produtos e gestão da linha de veículos da Volvo Car, Lex Kerssemakers.
Atenção aos detalhes, melhoria da qualidade, sofisticação, segurança e economia, são os qualificativos de mudanças inseridas no contexto, aponta o executivo.
Por modelo
Externamente, o Volvo S80 vem com frente renovada e novos pára-choques traseiros, visando um ‘olhar’ mais contemporâneo ao modelo, além de rodas de 19 polegadas.
A principal característica para o Volvo V70 é o conforto e ampla área de bagagem – com 575 litros de espaço para carga. Dependendo da combinação dos bancos traseiros, essa capacidade pode chegar a 1.600 litros, aponta a companhia.
Já para o Volvo XC70, a empresa pavimenta o segmento Cross Country, com aparência robusta, força e capacidade de tração.
Design escandinavo
Segundo o vice-presidente de estratégia de produtos e gestão da linha de veículos da Volvo Car, Lex Kerssemakers, o destaque principal das mudanças para os modelos S60, V60 e XC60 está no design escandinavo como principal elemento visual dos modelos e o redesenho de todo o interior dos veículos.
“Estávamos pensando nos olhos de um lobo quando pensamos em projetar o novo S60”, disse o diretor de design da empresa, Fedde Talsma. “Os faróis são mais focados e determinados”, descreveu o executivo, ao apontar que o resultado final foi a criação de uma ‘cara’ mais expressiva ao S60.
Internamente ganha destaque o assento esportivo com grande apoio lateral abraçando coxas e ombros de tal forma que o condutor se sinta mais firme na condução, principalmente em curvas rápidas, aponta a empresa.
Os sistemas de escape foram redimensionados e o apelo visual foi reforçado por rodas de 19 polegadas. No XC60, as rodas são de 20 polegadas.
Para o sedan esportivo V60 procurou-se enfatizar as linhas horizontais do modelo que conta com capacidade para 430 litros de carga.
O primeiro híbrido com diesel do mundo tem quatro tipos de motorização: D2 (115 cv), D3 (136 cv), D4 (163 cv) e D5 (215 cv).