A Volvo está realizando a maior atualização de sua linha de caminhões desde que inicio a produção de veículos no Brasil. Segundo informe de mercado divulgado na última semana, as atualizações passam pelo design, aerodinâmica, instrumentação tecnológica (telemetria) e opções de motor.
No caso do modelo FH, o presidente do Grupo Volvo América Latina, Roger Alm, qualifica o caminhão como ‘totalmente novo’ – nova cabine (1m³ maior internamente), novo design, mais aerodinâmico – que permite, em síntese, melhor dirigibilidade, conforto e segurança.
O modelo ganha um pacote de conectividade (telemetria) denominado I-See, um sistema que reconhece as estradas por onde o caminhão já passou, tornando a troca de marchas mais eficiente e proporcionando melhor desempenho e menor consumo de combustível.
Uma das novidades que a engenharia da Volvo introduziu na nova linha F é a introdução do temporizador de marcha lenta, ferramenta que permite a redução do consumo de combustível e o desgaste do motor.
Outra novidade é o alternador de alta eficiência que reduz o consumo de energia no caminhão, poupando-a para situações onde possa ser mais útil e adequada.
A aerodinâmica ganhou novos defletores de ar (no teto, lateral, saias laterais e spoilers). Os novos para-brisas são arredondados nos cantos e os espelhos retrovisores têm novo design, diminuindo em 20% a obstrução da visão do motorista.
A Volvo destaca que o ar condicionado é item de série no FH, trazendo ainda mais conforto para a operação. Outra mudança que representou mais comodidade e segurança para o motorista é a possibilidade de troca de local de botões no painel de instrumentos.
Outro modelo que chega renovado é o FMX, voltado para o transporte pesado em condições severas. O modelo passa a ser oferecido com motor de 540cv, além das potências de 370cv, 380cv, 420cv, 460cv e 500cv e pode sair de fábrica também com as novas configurações de tração integral 4×4 ou 6×6.
Segundo a Volvo, o FMX também ganha a opção de eixo para 150 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado) e caixa de câmbio eletrônica I-Shift configurada para operações off-road.