Volvo BZL Elétrico começa a operar em Curitiba 

Modelo 100% elétrico incorpora frota da Viação Redentor em suas operações regulares 

Curitiba passa a contar com a operação regular do modelo 100% elétrico da Volvo Buses, o Volvo BZL Elétrico, através da Viação Redentor, uma das operadoras do sistema de transporte urbano da capital paranaense. 

Em nota, Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade em ônibus da Volvo, destacou os “testes conduzidos pela Urbs, o órgão gestor da prefeitura para o sistema de transporte público local, da cidade e mostraram as virtudes do Volvo BZL Elétrico, tais como: grande eficiência energética, inexistência de ruído, baixíssimo nível de vibração, muito conforto e segurança para os passageiros e motoristas”.    

O Volvo BZL Elétrico é equipado com quatro baterias de íon lítio de 94kWh e movido por um motor elétrico de 200kW e 425Nm de torque. A caixa de câmbio e o motor estão acoplados ao eixo de transmissão, o que garante mais robustez e alta disponibilidade.  

Além disso, o sistema de refrigeração das baterias é independente, proporcionando garantindo muito mais segurança e facilidade na operação e na manutenção.  

Com piso baixo e capacidade para 80 passageiros, o ônibus tem autonomia para até 300 quilômetros, podendo rodar durante todo o dia e recarregar as baterias na garagem do operador à noite. 

O modelo se insere no plano estratégico global da Volvo. Segundo André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina “temos a meta global de reduzir em 50% os gases de efeito estufa em nossos veículos até 2030, e em 100% até 2040”, diz. 

Destaques