A quarta geração de caminhões da linha VM é uma das novidades da Volvo Caminhões para o mercado brasileiro.
Apresentada oficialmente ao público durante a Fenatran 2013, a nova gama inclui os modelos 4×2, 6×2 e 6×4, além dos VM nas configurações 8×2 e 8×4.
As mudanças começam pelo visual da nova linha VM externo e passam pelo painel da cabine, além do novo padrão de identidade da marca e do caminhão.
Nas configurações 8×2 e 8×4, os novos VM asseguram opções para rodar em operações de média distância, transportando matérias primas e produtos industrializados. Já na aplicação vocacional, as betoneiras e caçambas são um bom exemplo para o VM 8×4.
“Dependendo do tipo de operação, os caminhões com quatro eixos podem transportar cerca de 5 toneladas a mais de carga líquida em relação a um veículo de 3 eixos”, diz Ricardo Tomasi, engenheiro de vendas da Volvo no Brasil. “Na prática, esse aumento representa um ganho de uma a cada quatro viagens”, calcula Sérgio Gomes, diretor de estratégica de caminhões do Grupo Volvo América Latina.
Em relação à transmissão, a Volvo optou pela caixa de câmbio eletrônica I-Shift, a mesma que equipa os extrapesados FH da marca.