Além do Care Track – avançado sistema de telemetria que a Volvo Construction Equipment está apresentando ao mercado nacional – a companhia também revela outra ferramenta interessante para o universo Fora de Estrada: o treinamento virtual através de simuladores, uma ferramenta que na visão do presidente da Volvo CE Latin America, Afrânio Chueire, surge como solução eficiente para capacitar e melhorar o desempenho de operadores, minimizando a utilização dos equipamentos de construção.
“Queremos garantir mais eficiência e produtividade na operação e mais rentabilidade para o cliente”, diz Afrânio Chueire. Segundo ele, através do simular o operador conhece melhor o equipamento e aprende a utilizar todos os seus recursos, aumentando a disponibilidade e o desempenho da operação.
“Uma das vantagens de utilizar as máquinas de forma correta, além do aumento da produtividade da operação, é a redução no consumo de combustível em até 25% e, consequentemente, dos custos operacionais e das emissões de poluentes”, diz.
Os simuladores Volvo possuem sistema gráfico 3D e uma plataforma de comando elétrico que permite ao usuário sentir os movimentos de escavação e carregamento, a irregularidade e o relevo do solo, e a dificuldade de escavação, como se estivesse em um trabalho de campo. Um monitor de LED de 55 polegadas projeta os cenários.
Um dos treinamentos oferecidos com simuladores, o EcoOperator, é de 40 horas-aula divididas em cinco dias. No primeiro, o instrutor vai a campo com o operador para fazer uma pré-avaliação e, no segundo dia, a aula é teórica, baseada nas informações colhidas. No terceiro e quarto dias o treinamento é realizado em simuladores e, no último, o operador volta a campo com instrutor para comparar a operação antes e depois do treinamento.
Menos riscos e paradas
Os simuladores têm 24 cenários diferentes e a vantagem é que dispensam a necessidade de utilizar um equipamento real, o que evita gastos, paradas e riscos. No ambiente virtual é possível desenvolver atividades como teste de direção, encaixe de acessórios, carregamento de reboque, carregamento lateral traseiro, posicionamento da máquina para carregamento, escavação e demonstração de terraplanagem.
O equipamento que simula uma carregadeira ou um caminhão articulado permite operações como atravessar percursos sem derrubar obstáculos, manuseio e empilhamento de mercadorias, carregamento de carga e manobras em terrenos íngremes e acidentados.
O treinamento pode ser realizado na rede de distribuidores Volvo CE e na própria sede da empresa, em Curitiba.