O novo Volvo V60 Plug-in Hybrid atingiu a maior pontuação do Euro NCAP para um veículo híbrido plug-in, destaca informe do Grupo Volvo Car. O veículo obteve cinco estrelas nos testes, incluindo o de colisão frontal a 64 km/h.
Uma das características apontadas pela Volvo Car recai sobre a integração da bateria com a estrutura do veículo – que foi alterada e reforçada para permitir deformação controlada e dessa forma garantir elevado nível de segurança.
Segundo Jan Ivarsson, executivo chefe da área de desenvolvimento e segurança da companhia, o V60 Plug-in Hybrid foi exposto a um programa intensivo de testes durante a fase de desenvolvimento, incluindo testes de colisão frontal, traseira e laterais, todas com êxito, destacou.
O novo modelo é fruto de uma parceira feita entre a Volvo Car e o fornecedor de energia elétrica sueco Vattenfall. O sucesso do projeto já levou a montadora a ampliar a produção das 1.000 unidades atuais para até 6.000 ao ano entre 2013 e 2014.
O condutor tem três opções de condução do veículo: a Pure, a Hybrid e a Power. No modo Hybrid, o consumo divulgado pela Volvo Car é de apenas 1,8 l/100 km (48g/km de CO2).
A capacidade combinada entre o motor diesel e elétrico garante 215 cavalos de potência e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,1 segundos.
Em relação à capacidade da bateria, o veículo pode rodar até 50 km consumindo energia elétrica com zero emissão de gases que afetam o efeito estufa.