O Grupo Volkswagen anunciou ontem, 16, o início das obras de construção de sua nova fábrica de automóveis na China, na cidade de Changsha, localizada na Província de Hunan, centro-sul da China.
A unidade – que faz parte da política de investimentos de € 9,8 bilhões naquele mercado -, deve estar operacional em 2015, quando são previstas 300 mil unidades por ano. Até 2018, a Volkswagen deseja ampliar essa capacidade para 4,0 milhões de unidades. O projeto está sendo feito em cooperação com a subsidiária local, a Shanghai-Volkswagen (SVW).
A Shanghai-Volkswagen (SVW) conta com três unidades operacionais na China hoje, uma em Xangai, outra em Nanjing e outra em Yizheng, na Província de Jiangsu. Além da unidade de Changsha, outras duas fábricas estão sendo construídas na China, uma na cidade de Ningbo e outra em Urumqi.
A Volkswagen também conta com operações junto à sua outra joint-venture local, a FAW-Volkswagen, com fábricas em Changchun e Chengdu, além de outra em construção na cidade chinesa de Foshan.
As duas joint-ventures juntas produzem 20 tipos de modelos de veículos do Grupo VW, dentre eles Volkswagen, Skoda e Audi.