A Volkswagen do Brasil anunciou nesta quarta-feira, 03, o estabelecimento de contrato de exportação de motores para sua unidade produtiva localizada em Puebla (México). As operações serão feitas a partir da fábrica da motores de São Carlos, no interior do Estado de São Paulo.
O início dos embarques está previsto para o segundo semestre do ano e envolve o motor 1.4l TSI que vai equipar os modelos Jetta, Golf e Golf Variant produzidos no México. Segundo a empresa, serão 250 mil unidades a serem exportadas entre 2017 e 2020.
Para atender a complexidade do processo produtivo que envolve o motor 1.4l TSI voltado à exportação foram feitas adaptações nas linhas de usinagem e montagem do prédio EA211, informa a montadora.
É a segunda vez que a fábrica de São Carlos é selecionada dentre as todas as operações da marca em todo o mundo para exportar motores e blocos de motores.
Em 2015, a unidade já havia sido selecionada para exportar blocos de motores 1.0l da família EA211 para a produção de propulsores que equipam os modelos Polo e up! na Europa.
“O projeto de exportação conta com investimentos de aproximadamente R$ 50 milhões, adicionais aos R$ 460 milhões anunciados em 2015. A fábrica de São Carlos tem recebido aportes constantes para a modernização de seus processos para a fabricação de novos produtos, tornando-a ainda mais competitiva e estratégica para o Grupo Volkswagen”, diz o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e América do Sul (SAM), David Powels.