Wrong-way Inhibit é a identificação da tecnologia desenvolvida pela ZF Friedrichshafen AG que impede que o motorista trafegue na contramão.
Segundo pesquisa do National Transportation Safety Board, órgão de segurança dos transportes dos Estados Unidos, anualmente cerca de 260 pessoas são vítimas de motoristas que dirigem em sentido contrário nas rodovias americanas. Na Alemanha, foram 12 fatalidades em 2016.
O sistema é ativado assim que o motorista indica com a seta e um movimento do volante que pretende entrar em uma rua ou estrada em sentido contrário ao fluxo – por descuido, baixa visibilidade ou falta de orientação.
Se, em vez da entrada em uma rodovia, ele dirigir no sentido da saída, o sistema primeiramente o alerta com sinais acústicos, vibrações no cinto de segurança e indicações visuais no display.
Além disso, oferecendo resistência muito maior ao ser virado, o volante deixa claro ao motorista que ele está prestes a entrar na contramão. Se o piloto seguir em frente mesmo assim, o programa estaciona o veículo na lateral da pista, inicialmente reduzindo consideravelmente a velocidade e, em seguida, com uma frenagem total.
Mais do que depressa, os faróis noturnos e o pisca-alerta são ligados para alertar os veículos que estão no sentido correto de condução. Apenas se houver espaço para manobra ou se a marcha à ré for engatada é que o sistema permite ao motorista sair da área de perigo dirigindo pela margem da pista.
Para mais informações, acesse: ZF Friedrichshafen AG