Após lançar seu mais novo utilitário esportivo de luxo no Brasil, o XC60 no Brasil, que estará disponível em 29 concessionárias da rede em setembro deste ano, a Volvo Cars já antecipou a vinda do XC40 em 2018, modelo cujo desenvolvimento está sendo feito com requintes de detalhes que tornem seu interior o mais funcional possível.
Exemplo disso foram as pesquisas para saber como os motoristas de todo o mundo guardam objetos em seus carros e como gostariam de ver o interior de seus veículos – algo como ir ao alfaiate e pedir um corte exclusivo de roupa.
“Quando conversamos com as pessoas sobre como e onde guardam seus pertences diariamente, ficou claro que a maioria dos carros atuais não atende a essa exigência”, destaca gerente de produto da Série 40, Louiza Atcheba.
Entre as ponderações ouvidas pela executiva estão telefones que deslizam no console (grande verdade, eu sofro disso), embalagens de refeições para viagem correndo riscos de cair (ninguém come no meu carro), e pessoas que se atrapalham quando tentar tirar algo da carteira (eu sofro disso).
Dentre as soluções pensadas pela equipe de desenvolvimento estão porta-copos que que de fato fossem usados, que tivessem áreas para moedas, cartões ou cabos para carregar dispositivos – sugiro mais um item: local para acomodar o controle do portão de casa, da garagem, do rádio.
Uma solução genial é um espaço com carregamento sem fio para o celular e portas USB, destaca em nota o gerente sênior de Design da Volvo Cars, Conny Ewe Blommé.
Outras soluções encontradas pela equipe de desenvolvimento foram:
- Espaço de armazenamento debaixo do assento para um tablet;
- Espaço para guardar cartões – de fácil acesso – no painel;
- Lixeira especial que pode ser removida para descarte do lixo;
- Divisor dobrável no porta-malas com ganchos para apoio a sacolas e demais bagagens;
- Troca de autofalantes nas portas por subwoofer, abrindo assim espaço para acomodar um laptop, tablet ou garrafa d’agua.
“Muito do que fizemos no XC40 é baseado na opinião e desejo dos consumidores”, diz Louiza Atcheba. “Com esse novo SUV, declaramos o fim da falta de espaço, garantindo tudo ao alcance dos passageiros, mas também fora de vista. É para o cliente limpar a bagunça e assim manter a mente limpa”.