A Yokohama Rubber Co. do Japão, sétima maior empresa fabricante de pneus do mundo, anunciou nesta quarta-feira, 28, investimentos de 4,4 bilhões de ienes para a construção de uma nova fábrica no estado de Haryana, na Índia.
Parte dos recursos se destinam à compra de um terreno de 25 hectares que dará espaço a uma unidade operacional destinada à produção de pneus para veículos de passeio, com capacidade para 700 mil unidades anuais.
Localizada a 40 quilômetros de Nova Delhi, maior centro de negócios da Índia, a Yokohama avalia o projeto como estratégico para seus planos de expansão.
Segundo informe da companhia, em 2011 a venda de carros novos nesse país foi superior a 3 milhões de unidades – levantamento com base nos dados da Organização Internacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (OICA), aponta para uma produção total de 3.053.871 veículos (de passeio, comerciais leves, pesados e de transportes), dos quais 882.577 unidades relativas aos veículos de passeio.
A Yokohama aponta que até 2020, a indústria automotiva indiana deva produzir cerca de 7 milhões de veículos por ano, transformando-se no terceiro maior mercado do mundo. Hoje a Índia é o sexto maior produtor global, atrás apenas da China, Estados Unidos, Japão, Alemanha e Coreia do Sul e uma posição à frente do Brasil.
A fábrica
As obras da nova planta fabril da Yokohama terão início em julho de 2014, implicarão em investimentos totais de 4,4 bilhões de ienes e devem gerar um total de 350 empregos diretos. A capacidade instalada será de 700 mil pneus radiais/ano voltados para veículos de passeio.