A ZF Friedrichshafen AG, líder mundial em driveline e tecnologia de chassis e segurança ativa e passiva, apresentou nesta semana duas soluções de mobilidade automotiva, o Driver Distraction Assist, sistema que reconhece quando o motorista está distraído e, se necessário, assume o comando seguro do carro até não haver mais perigo, e o “Wrong-way Inhibit” que evita, de forma ativa, que alguém dirija na contramão, com consequências muitas vezes fatais.
Os dois sistemas são passos decisivos na transição da condução assistida para a autônoma, e integram o que a ZF chama de Vision Zero Vehicle – sistemas mecânicos inteligentes para uma mobilidade sem emissões e acidentes.
“Somente poderemos zerar os acidentes de trânsito e as emissões se todos os meios de transporte forem elétricos, autônomos e conectados”, diz o CEO da ZF Friedrichshafen AG, Dr. Stefan Sommer.
As novas funções “Wrong-way Inhibit” e “Driver Distraction Assist” conferem aos carros a capacidade de eliminar as frequentes causas de acidentes graves, como entrar na contramão ou falta de atenção.
Soma-se a isso o fato de as funções evidenciarem uma das maiores competências da ZF ao fazer com que os veículos possam ver, pensar e agir graças a sistemas mecânicos inteligentes e interconectados.
Vision Zero Vehicle
Batizado de Vision Zero Vehicle, o protótipo da ZF indica o caminho para a mobilidade do futuro sem acidentes e sem emissões.
A tração dinâmica fica por conta de um sistema de acionamento elétrico do eixo com 150 kW de potência.
A unidade de tração compacta integra um motor elétrico, uma transmissão de uma velocidade de dois estágios, um diferencial e uma unidade eletrônica.
Esse módulo fica alojado de forma compacta em um sofisticado sistema modular de eixo traseiro da ZF chamado de mSTARS (do inglês “modular Semi-Trailing Arm Rear Suspension”), que facilita e flexibiliza amplamente a eletrificação de plataformas de veículos de série já existentes, como demonstrado pela implementação no Vision Zero Vehicle.
Com o mSTARS a ZF oferece às montadoras diversificadas opções de aplicação em diferentes segmentos de veículos. A solução é adequada para modelos híbridos, com célula de combustível e acionados com bateria, além de possibilitar a combinação com módulos convencionais com tração nas quatro rodas ou com a direção ativa do eixo traseiro AKC.
Para mais informações, acesse: ZF Friedrichshafen AG