De olho na tendência da eletromobilidade de transportes urbanos, associada ao crescente número de empresas com frotas de ônibus elétricos, mas também ao crescente movimento pela redução das emissões de CO2 na atmosfera e menor poluição sonora, a ZF está oferecendo ao mercado o eixo elétrico tipo pórtico AVE 130 e um novo sistema de tração central elétrico CeTrax para ônibus urbanos – juntamente com todos os componentes necessários para uma solução de sistema completo.
Os equipamentos permitem que as montadoras utilizem as plataformas de piso baixo e convencional para modelos com acionamento elétrico, o que torna a eletrificação de frotas mais rentável e fácil.
Além disso, os acionamentos elétricos também podem ser implementados na logística de longa distância. Para isso, a versão híbrida da transmissão TraXon para veículos comerciais alavanca os potenciais ainda não explorados de economia de energia com o máximo desempenho, destaca informa da ZF.
AVE 130 – instalação
Basicamente, a instalação do AVE 130 não exige mais espaço do que um eixo pórtico convencional, o que significa enorme economia para as montadoras, já que não precisam desenvolver plataformas específicas para as soluções de eletromobilidade.
O AVE 130 pode ser combinado com praticamente todas as fontes de energia, como baterias, supercapacitores, células de combustível e linha elétrica superior, sem contar que é perfeitamente adequado a conceitos híbridos seriais e versões plug-in.
Isso oferece para montadoras e operadoras de transporte flexibilidade máxima na escolha da alimentação de energia.
O ônibus articulado (foto) de 18 metros de comprimento é equipado com dois módulos do eixo elétrico tipo pórtico AVE 130 que, com quatro motores, asseguram forte tração.
A ZF fornece esses componentes como conjunto completo, incluindo avançados inversores, sistema de controle e unidade eletrônica.
Com isso, a companhia garante eficiência energética perfeita – e ampla autonomia. Um único eixo portal elétrico AVE 130 acionado gera potência suficiente para um ônibus articulado padrão.
CeTrax
O sistema de tração central elétrico CeTrax pode ser aplicado em ônibus de piso baixo e convencional.
Isso é possível graças ao princípio “Plug-and-Drive”, em que o CeTrax pode ser integrado em plataformas já existentes de veículos sem que sejam necessários grandes ajustes no chassis, nos eixos, na estática e no diferencial.
Com um desempenho de pico que chega a 300 kW e um torque máximo de 4.400 Nm, o CeTrax foi projetado para aplicações em ônibus e para a eletrificação de caminhões distribuidores.
TraXon Hybrid
Equipada com um motor elétrico instalado entre o motor de combustão e a transmissão, a TraXon Hybrid possibilita implementar todas as funções híbridas nos veículos comerciais pesados.
Uma característica atrativa para muitas aplicações é que no modo de geração, o módulo híbrido também pode auxiliar na alimentação de energia elétrica de outras unidades – como no transporte frigorífico.
Além das aplicações em caminhões, a TraXon Hybrid também é ideal para os ônibus rodoviários, que podem ser beneficiados com as mesmas vantagens do acionamento híbrido.